Profissões intelectuais e mudança política em Espanha e Portugal, nos anos sessenta e setenta 

10DECEMBER - 11DECEMBER 2025
Universidad Autónoma de Madrid
Symposium


Coord.: Christophe Araújo (Université Paris Nanterre), Rubén Cabal Tejada (Universidad Internacional de La Rioja - Universidad Autónoma de Madrid), Misael Arturo López Zapico (Universidad Autónoma de Madrid), Céline Vaz (Université Polytechnique Hauts-de-France)

Org.: Laboratoire de Recherche Sociétés & Humanités (LARSH), Université Polytechnique Hauts-de-France, Facultad de Filosofía y Letras (Universidad Autónoma de Madrid), Departamento de Historia Contemporánea (Universidad Autónoma de Madrid), Escalas. Grupo de investigación en historia conectada de la contemporaneidad (Universidad Autónoma de Madrid), École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid) 


Atividade enquadrada no projeto IberPro: Grupos profissionais e Estados autoritários na Península Ibérica no século XX. Perspectiva comparada (Mediterrâneo, América Latina), apoiado pela Casa de Velázquez entre 2026 e 2028.


Lugar: 

  • Universidad Autónoma de Madrid

    

Apresentação

O colóquio tem como objetivo analisar as relações entre os grupos profissionais e a política no contexto da transição para a democracia em Espanha e Portugal nas décadas de 1960-1970. Centra-se nas profissões liberais e intelectuais. Sem determinar diretamente a queda dos regimes autoritários da Península Ibérica, esses grupos contribuíram para questionar a sua legitimidade e influenciar as formas e modalidades da democratização. 

Dispondo de relativa autonomia e de um capital simbólico útil aos regimes em vigor, essas profissões tinham maior capacidade de resistência e protesto do que outros grupos sociais. Trata-se de explorar as modalidades do seu envolvimento, as recomposições internas relacionadas com divisões sociais ou geracionais, bem como o seu papel no longo prazo da mudança política para a democracia. 

O objetivo é também explorar a evolução das relações com os poderes autoritários de grupos pertencentes à burguesia ou às classes médias, que puderam beneficiar de posições privilegiadas ou apoiaram esses regimes, antes de se distanciarem deles. 
 

 

 

 

 

PODCASTS
01/07/2024 - Français