Submissão do projeto editorial
Avaliação prévia
Todos os procedimentos para a publicação de resultados de investigação científica obrigam que o documento (livro ou artigo) é inédito e não foi proposto a outras editoras. A submissão do texto implica a aceitação e o respeito pela Política de copyright e de auto-arquivo da Casa de Velázquez.
Todos os projetos editoriais são submetidos a avaliação prévia pelo Conselho Editorial ou pelo Conselho de redacção, em função do destino (BCV, CCV, ECV ou MCV).
O autor/editor é informado da avaliação que, sendo favorável, implica a submissão do documento no prazo de um ano, passado o qual é necessário submete-lo de novo.
Preenchimento do formulário online para submissão de publicação nas edições na Casa de Velázquez | |
---|---|
Envio do dossier completo para avaliação científica
Apresentação do dossier
O documento é apresentado no formato da coleção a que se destina.
Só os dossiers completos serão submetidos a avaliação científica.
Considera-se um dossier completo quando apresenta os itens seguintes, de acordo com a nomenclatura indicada (sem espaços ou acentos).
Dossier textos | |
---|---|
00a_Pag_de_rosto | 09_Conclusão |
00b_Sumário (CCV, ECV e MCV) | 10_Bibliografia |
00c_Preliminares (Prefácio, apresentação…) | 11_Anexo(s) |
01_Introdução | 12_Resumo (BCV e MCV) |
02_AutorX (CCV, MCV) ou CapI (BCV, ECV) | 13_Indice (BCV e, se aplicável, CCV) |
03_AutorY (CCV, MCV) ou CapII (BCV, ECV) | 14_Indice_analitico (BCV) |
04_AutorZ (CCV, MCV) ou CapIII (BCV, ECV) | 15_Lista_de_anexos (BCV) |
…/… | 16_Legendas |
Dossier ilustrações
As ilustrações devem ser referenciadas individualmente, conforme o tipo (figura, mapa, fotografia, gráfico), numeradas por ordem de entrada na monografia (BCV, ECV) ou no artigo para uma obra coletiva (CCV, MCV), acompanhadas da lista de legendas.
Criação do dossier
O Autor/editor científico envia o dossier completo nos seguintes formatos:
- Em word, paginado automaticamente. O nome do autor/editor científico, assim como o da instituição de afiliação e suas coordenadas completas, são objeto de um ficheiro independente a anexar ao envio eletrónico (publications[arroba]casadevelazquez.org para as colecções, ou para melanges[arroba]casadevelazquez.org para a revista);
- Em papel, duas cópias não identificadas, impressas frente e verso, a enviar para: Responsável de Publicações ou Secretariado de redacção de MCV - Casa de Velázquez - Ciudad Universitaria - Calle de Paul Guinard, 3 - 28040 Madrid.
Avaliação científica
É efetuada por especialistas seleccionados pelo Conselho editorial, de acordo com o seu domínio de investigação (período e tema) e pelo seu estatuto. O anonimato dos autores e dos avaliadores é preservado.
Os peritos têm cinco semanas para produzir uma síntese a enviar ao autor/editor científico que, em caso favorável, é convidado a remeter o Manuscrito definitivo para publicação, com as sugestões de alteração dos avaliadores. Caso não concorde, é convidado a discutir o assunto.
Se os peritos não são unânimes, é pedida uma avaliação a um terceiro avaliador. Caso a avaliação seja desfavorável, o documento não será publicado e o autor/editor científico será informado.
Criação do manuscrito definitivo para publicação
O autor/editor científico envia o manuscrito definitivo ao responsável de Publicações, no caso das colecções (BCV, CCV, ECV), ou ao secretariado de redacção, no caso da revista (MCV), momento a partir do qual se inicia a programação editorial.
Se as normas editoriais não forem integralmente respeitadas, o documento (livro ou contribuição) é devolvido ao autor/editor científico, para reformulação em conformidade (ver Instruções aos autores).
Só se aceitam ilustrações de acordo com as Instruções para o envio de ilustrações.
Ao enviar o manuscrito definitivo, o autor/editor científico fornece uma proposta de texto para a contracapa (máximo de 800 carateres).
Se a totalidade dos elementos não for organizada e enviada no prazo de um ano desde a aceitação do manuscrito, será submetido a nova avaliação científica.
> Descarregar o formulário de verificação de envio dos elementos do manuscrito definitivo para publicação nas edições da Casa de Velázquez:
- Memorandum do manuscrito definito BCV
- Memorandum do manuscrito definito CCV
- Memorandum do manuscrito definito ECV
- Memorandum do manuscrito definito MCV
Edição do manuscrito
Desde que o manuscrito é inscrito na programação editorial, o procedimento desenvolve-se em três etapas:
Etapa 1. — Preparação da cópia (revisão e correções)
- Um primeiro conjunto de provas (EP1) é enviado pelo secretariado ao autor/editor científico no final do desenvolvimento de trabalho do manuscrito.
- Pede-se ao autor/editor científico que indique as correções, de forma clara e legível, para se evitarem revisões suplementares. Recomenda-se o uso de correcções tipográficas (para download aqui) e não os comentários na margem.
- As correcções do autor (adições, exclusões ou modificações), em texto e ilustrações, devem ser evitados e só podem ser feitos nesta fase. Estas precauções visam prevenir eventuais atrasos e custos adicionais de produção.
- Pede-se ao autor/editor científico que respeite o prazo estabelecido no contrato de edição para a correção das EP1 (2 semanas para as contribuições e 5 semanas para um livro).
- Recomenda-se ao autor/editor científico que conserve uma cópia da sua versão corrigida
Etapa 2. — Composição da obra
- Um segundo conjunto de provas (EP2) será enviado ao autor/editor científico
- Pede-se ao autor/editor científico que confirme a inserção das correcções das EP1, bem como a correta integração das ilustrações.
- As únicas correcções aceites são de indicação de bibliografia recente, erros de sintaxe ou gralhas. Qualquer modificação, por mínima que seja, pode implicar uma redistribuição de parágrafos, obrigando à repaginação e eventual necessidade de refazer o índice e outras referências no interior do texto.
- Se for o caso, o autor/editor científico deve ajustar o índice de nomes próprios pois é nesta etapa que a paginação se define.
Etapa 3. — Aprovado para impressão
- Para que possam ser enviadas à gráfica, o autor/editor científico deve validar as últimas provas no prazo de uma semana, devolvendo o formulário preenchido e assinado.
- Aceitam-se apenas correcções nas páginas internas, gralhas, erros de hifenização e concordâncias entre títulos e o sumário (CCV, ECV, Dossier MCV) ou tábua de matérias (BCV). Qualquer adição, exclusão ou modificação no texto ou ilustrações não será aceite.
> Descarregar, preencher e assinar o Formulário Aprovado para Impressão.
Contrato de edição, carta de cedência de direitos e exemplares gratuitos
É assinado um contrato de edição entre o diretor da Casa de Velázquez e o autor/editor científico, assim que a forma e o conteúdo do manuscrito sejam validados.
Nas publicações na CCV ou na revista é assinada uma Carta de cedência de direitos de autor por cada autor de cada contribuição.
O serviço de imprensa e ofertas institucionais são assegurados pelos stocks da Casa de Velázquez. Para tal o autor/editor científico enviará ao responsável das Publicações os nomes de até dez periódicos que considere relevantes para serem informados.
Em concertação com a Casa de Velázquez será feita uma lista de potenciais ofertas institucionais, até ao limite de dez exemplares.
O número de exemplares a atribuir será especificado no contrato. A título indicativo:
- 5 exemplares gratuitos para o editor científico de uma obra coletiva (CCV), e 30% de desconto na aquisição de exemplares extra;
- 10 exemplares para o autor de uma monografia (BCV, ECV), e 30% de desconto na aquisição de exemplares extra;
- 1 exemplar por contributo em obra coletiva (CCV) ou na revista (MCV, editor(es) científico(s) incluídos), e 30% de desconto na aquisição de exemplares extra;
- Cada contribuidor receberá uma separata do seu artigo ou capítulo em PDF.
Para informações complementares, contactem-nos.