Cidade, espaço urbano: morfologia e arqueologia

19NOVEMBRO - 23NOVEMBRO 2012
COIMBRA
Workshop

Coord.: MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES, RICARDO GONZÁLEZ VILLAESCUSA, GÉRARD CHOUQUER

Org.: Universidade de Coimbra, École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), Université de Nice

A data limite para inscrição é 15 de setembro 2012. No caso do número de inscritos ser superior à disponibilidade de lugares os coordenadores do Atelier seleccionarão os participante em função do seu dossier. As inscrições não serão definitivas antes do pagamento dos direitos de participação.

Apresentação

A universidade de Coimbra, a Escola de Altos Estudos Hispânicos e Ibéricos (Casa de Velazquez, Madrid) e a Universidade de Nice associam-se na apresentação de um curso plurianual de formação em Arqueogeografia e antropologia do espaço. Será coordenada por Maria da Conceição Lopes, Ricardo Villaescusa e Gérard Chouquer.

A primeira edição intitulada “Cidade, espaço urbano: morfologia e arqueologia” terá lugar em Coimbra de 19 a 23 de Novembro de 2012. Dirige-se a jovens investigadores (doutorando e jovens doutorados) e terá uma inscrição e terá uma inscrição limitada a 20 participantes. As conferencias proferidas por especialistas serão seguidas pela apresentação, por parte dos participantes, dos seus trabalhos de investigação os quais serviram de instrumentos para o debate sobre as questões metodológicas  e teóricas invocadas por uns e outros. Serão realizadas sessões de trabalho prático e em grupo, visando explorar aspectos temáticos ou problemáticos e  metodológicos.

Para aceder ao texto de orientação científica do Atelier, clique aqui.

A formação será assegurada por um conjunto fixo de investigadores, aos quais, para questões particulares, poderão vir  a juntar-se, pontualmente, outros especialistas: GÉRARD CHOUQUER (historiador e arqueogeográfo, UMR 7041 ArScAn, Nanterre), MARIA DE LURDES CRAVEIRO (historiadora de arte, Universidade de Coimbra), RICARDO GONZÁLEZ VILLAESCUSA (arqueólogo, Université de Nice Sophia-Antipolis), MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES (arqueóloga, Universidade de Coimbra), JULIO NAVARRO PALAZÓN (arqueólogo, Escuela de Estudios Árabes CSIC, Granada), HÉLÈNE NOIZET (historiadora, Université Paris I), GILLES NOVARINA (urbanista, director del Institut d’Urbanisme de Grenoble - Université Pierre Mendès France) e CLAUDIO TORRES (arqueólogo, Campo Arqueológico de Mértola).

Línguas do atelier: português, francês, espanhol, italiano, inglês.

Direitos de participação:  25 € (inscrição simples) ou 50 € (inscrição e alojamento em camarata em Coimbra, com meia pensão, de 18 a 24 novembro).

A data limite para inscrição é 15 de setembro 2012. No caso do número de inscritos ser superior à disponibilidade de lugares os coordenadores do Atelier seleccionarão os participante em função do seu dossier. As inscrições não serão definitivas antes do pagamento dos direitos de participação.

PODCASTS
01/03/2022 - Espanhol