O problema a que este projeto pretende dar resposta parte de três constatações, que conjugam a investigação, a realidade atual e as soluções que o poder político europeuapresenta:

1 - As pequenas cidades não constituem um objeto de estudo preferencial das ciências sociais;

2 - Assiste-se a uma acelerada concentração populacional nas grandesurbes;

3 - Os modelos económicos atuais, assumidos pelos poderes políticos nacionais e europeus, sustentam a coesão territorial nas pequenas e médias cidades. É nestas circunstâncias que partimos para a apresentação de uma proposta de estudo, sustentada numa metodologia de análise definida, visando uma cronologia e um território alargados, e congregando uma equipa de investigação multidisciplinar. Por fim, saliente-se que temática deste projeto se situa na interseção dos eixos 1 (cidades, territórios e cidadania) e 2 (circulações, trocas, redes) da política científica de investigação delineada pela Casa de Velázquez (2017- 2021), baseando-se nas três dimensões transversais que sustentam tal política: interdisciplinaridade, diacronia e abordagem de múltiplasescalas.

 

Um projeto exploratório, que visa a construção de outro de maiores dimensões, não se esgota em encontros científicos tradicionais mas progride mercê de um continuado processo de trabalho conjunto (Cf. Cronograma das Tarefas). Tal processo será desenvolvido no espaço virtual da FCSH, à semelhança do que ocorre em programas de investigação similares.

Adequando esta linha de raciocínio aos encontros científicos presenciais, optámos por organizar Jornadas de natureza bipartida, incluindo um dia de reuniões de trabalho e outro com o formato de colóquiotradicional. Em estreita articulação com o cronograma das tarefas e com a disponibilização dosoutputsdo Programa PESSOA –Petites Villes …, o 1º encontro presencial deste projeto deverá realizar-se em Janeiro de 2018, em Madrid, e o segundo em janeiro de 2019, em Lisboa.