As edições da Casa de Velázquez

As publicações da Casa de Velázquez cobrem, sem restrição temporal, a investigação em ciências humanas e sociais num vasto espetro geográfico (península ibérica, espaço atlântico e Magrebe) e de especialidades (arqueologia, história, literatura, geografia, sociologia, antropologia, linguística,…).

De acordo com o Procedimento Editorial, os trabalhos propostos para publicação são submetidos a uma avaliação prévia pelo Conselho Editorial, no caso das colecções, ou pelo Conselho de redacção, no caso de revistas.

A avaliação dos projetos editoriais inéditos, e que não foram submetidos a outras Editoras, respondem aos critérios de pertinência, originalidade, rigor científico, aumento do conhecimento, mais-valia científica, viabilidade técnica, qualidade metodológica e de escrita.

Quando o projeto editorial for aceite o dossier completo será submetido a uma dupla avaliação científica, anónima, efetuada pelos pares. Depois de se verificar que o autor/editor científico levou em consideração as recomendações dos avaliadores, o manuscrito definitivo é inscrito num calendário de publicações, assinando-se um contrato de cedência de direitos de autor entre a Casa de Velázquez e o autor/editor científico.

A ordem de processamento dos manuscritos definitivos, revistos depois de avaliados pelos peritos e conforme as normas editoriais, é determinada pela data de recepção, após a tramitação do processo.

O coordenador do Serviço de Publicações é o contato para os autores e editores científicos, com quem se corresponderão. Assim que o manuscrito for considerado definitivo os autores e editores científicos correspondem-se com o secretariado de edição.

Conselho editorial

Nancy BERTHIER
Directrice de la Casa de Velázquez, directrice des Publications

Gwladys BERNARD
Directeur des études pour les époques ancienne et médiévale

Luis GONZALEZ
Directeur des études pour les époques moderne et contemporaine

Véronique GILLES DE LA LONDE
Responsable du Service des publications