Instituições parceiras


Coordenação científica

Véronique LAMAZOU-DUPLAN
Université de Pau et des Pays de l’Adour

  • École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid). Contacto: Laurent Callegarin
  • Université de Pau et des Pays de l’Adour / ITEM (EA 3002). Contacto: Philippe Chareyre
  • Universidad del País Vasco / grupos de investigación “Sociedad, poder y cultura en el País Vasco (siglos XIV y XV)” e “Elites, redes, monarquía”. Contacto: Arsenio Dacosta
  • Universidad Publica de Navarra / grupo de investigación J.M. Lacarra. Contacto: Eloísa Ramirez Vaquero
  • Universidade Nova de Lisboa / Instituto de Estudos Medievais (IEM), Centro de História de Além Mar (CHAM). Contacto: Maria de Lurdes Rosa
  • Universitat de Girona / grupos de investigación "Historia de la Ciencia Jurídica de la Universitat de Girona" e "Historia de las sociedades rurales 2009 SGR 714". Contacto: Tünde Mikes Jani


UPPA - Équipe Identités, Territoires, Expressions, Mobilités (ITEM / EA 3002)
ITEM é uma equipa composta por especialistas de diferentes campos da história, da história de arte, da arqueologia e da antropologia histórica. Pertence à Université de Pau et des Pays de l’Adour. A sua especificidade reside numa abordagem pluridisciplinar dentro de um campo diacrónico largo, da Antiguidade até aos nossos dias, aliando uma ancoragem pirenaica a uma dimensão transfronteiriça e explorando temáticas da mobilidade (fronteiras, migrações, mestiçagens), dos processos da empresa humana, da construção de territórios, de patrimonialização, da relação homem / natureza, de reorganizações identitárias, das produções artísticas.

Université Nouvelle de Lisbonne
Os investigadores portugueses envolvidos no programa Arquivos de família pertencem às duas unidades / equipes de investigação seguintes: o IEM (Instituto de Estudos Medievais) e o CHAM (Centro de Estudos de História de Além-Mar), integradas na Faculdade de Cências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
O IEM centra-se nos estudos medievais; os investigadores da equipa pertencem a um eixo de pesquisa que estuda, entre outros, a relação entre o historiador e os arquivos, e realizam trabalhos, inclusive em doutoramento ou pós-doutoramento, sobre os arquivos de família; O CHAM, centro de pesquisas sobre a história da expansão portuguesa na época moderna, participa também no programa Arquivos de família, com uma doutoranda e contribuições variadas de outros investigadores.

UPNA - Grupo de investigação José María Lacarra
Os principais eixos de investigação do grupo, ligado à Universidade Publica de Navarra e que trabalha regularmente com os colegas do Archivo Real y General de Navarra, relacionam-se com uma história política renovada, focada nos fundamentos do poder real, quer sejam ideológicos, memoriais, políticos, territoriais ou instrumentais. Os seus trabalhos interessam-se também pelos mecanismos de funcionamento da sociedade – particularmente pelos grupos actuantes, aristocracia e burguesia, e a sua relação com o mundo rural – ou pelas características do mundo urbano. Durante mais de dez anos, o laboratório colaborou na descrição dos fundos medievais da AGN.

Universidad Pública del País Vasco:

1. Grupo de investigação  "Sociedad, poder y cultura en el País Vasco (siglos XIV y XV)"
Grupo de investigação interdisciplinar que tem trabalhado durante os últimos catorze anos com o objectivo de captar as transformações económicas, sociais, políticas, institucionais, culturais e ideológicas que ocorreram no País Basco entre os séculos XIV e XVI. A equipa de investigação é constituída por medievalistas, especializados em distintas áreas da Baixa Idade Média; uma especialista em Alta Idade Moderna; e historiadores e historiadoras da língua e da literatura, familiarizados com a análise da documentação e da produção literária da época medieval e detentores de uma ampla experiência de investigação em fontes medievais e da Época Moderna do País Basco. Investigador principal: Dr. José Ramón Díaz de Durana.
2. Grupo de investigação  "Élites, redes, monarquía"
O projecto parte do estudo do modelo tradicional de família e linhagens das elites do País Basco antes das transformações que se produziram no século XVIII. É seu objectivo determinar os elementos tradicionais do sistema familiar: a formação, estrutura e engrandecimento das casas; as estratégias de reprodução a partir de mayorazgos (morgadios), alianças matrimoniais e políticas de colocação dos filhos; a participação nas actividades da monarquia agregadora; as amizades e redes clientelares em articulação com as estruturas corporativas; os fundamentos religiosos; a cultura de linhagem  e seus valores simbólicos e honoríficos. Investigador principal: Dr. José María Imizcoz.

Universitat de Girona:
1. Grupo  “História da Ciência Jurídica da Universidade de Girona”

Este grupo é constituido por académicos especialistas em História do Direito, da Universidade de Girona e integra-se, simultaneamente, na prestigiada rede de estudos histórico-jurídicos do “Seminário Permanente de História do Direito Catalão Josep Maria Font i Rius”.
Nos últimos anos os membros deste grupo têm participado nos seguintes projectos do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Ciência e Inovação: La formación de un sistema jurídico de derecho privado en Cataluña, siglos XIII-XVIII”;  “Los juristas y la construcción de un sistema de Derecho privado”;  “Derechos históricos: la formación de un sistema de derecho privado en Cataluña (siglos XIII-XX)”, e “La Escuela Jurídica Catalana durante la construcción del Estado Constitucional español “.
Participam igualmente nas redes temáticas “RESOPYR” y “ARCHIFAM” da Comunidade de Trabalho dos Pirinéus e a contribuição dos membros deste grupo para a revista   “Ius Fugit Revista de estudios histórico jurídicos de la Corona de Aragón” é significativa.
O Portal Euro Americano de Historia y Antropología Jurídica é um dos fórums de difusão científica deste grupo de investigação, sob o patrocínio da Universidade de Girona e a Universidade Pompeu Fabra.
2. Grupo "Historia de las sociedades rurales 2009 SGR 714"
Desenvolvendo a sua actividade no Centro de Investigación de Historia Rural (Instituto de Investigación Historica) da Universidade de Girona, este grupo, integra historiadores de diversas áreas, contando já com mais de vinte anos de dedicação ao estudo da história das sociedades rurais numa perspectiva interdisciplinar, de longa duração e de história comparada. Constitui hoje uma referência neste campo de investigação, com reconhecido prestígio, tanto ao nível nacional como internacional. A sua especialização tem permitido programar seminários, jornadas, colóquios nacionais e internacionais, além de várias publicações. As linhas de investigação centram-se nos seguintes temas:

  •  Direitos de propriedade e formas de exploração agrícola (séculos XII - XX).
  •  Condições ambientais e desenvolvimento agrário (séculos XIV - XX).
  •  Paisagem e memória social (séculos XIV - XX).