Eixos e objectivos do programa

As equipas de investigação das universidades parceiras têm vindo a adquirir uma larga experiência tanto no que toca aos arquivos de família, em particular das famílias nobres, como no que diz respeito aos cartulários, entendidos não só como repositórios documentais que recolhem e conservam ferramentas de gestão, direitos e a própria história das famílias mas também como arquivos que surgem simultaneamente como vestígios e como instrumentos de poder e de memória a partir da Idade Média.

Recordamos que o objectivo não é reconstituir a história das famílias a partir dos arquivos ou acompanhar apenas a história desses arquivos mas sim:

  • estudar o fenómeno da constituição dos documentos em arquivo, da arquivagem (isto é, a aglomeração, a triagem, a conservação e a classificação dos documentos), nomeadamente aqueles relativos à história, aos direitos e à memória das famílias,
  • sublinhar as complexas relações que se estabelecem entre estes arquivos e as famílias no momento da sua génese e ao longo da evolução e da conservação dos fundos documentais,
  • compreender o estatuto e o papel dos arquivos familiares enquanto tais, enquanto arquivos ditos “de família”, em particular no que toca não só à construção das histórias destes grupos sociais e às identidades e memórias familiares mas também à função que desempenham nos processos de dominação social.

A variedade dos conjuntos documentais visados permite-nos vislumbrar realidades múltiplas mas também recorrentes que atravessam não só vários espaços no seio da Península Ibérica mas também vários tempos. O programa abarca várias cronologias, partindo do fim da Idade Média até à primeira metade do século XVII e procurando, assim, contemplar um dos períodos mais ricos da história dos arquivos de família marcado por reconstruções, transferências documentais, reclassificações e inventariações. Estes elementos permitirão reflectir sobre os ritmos, as especificidades, os contextos particulares, etc.

Serão tidos em conta os inventários de títulos familiares, os livros de arquivos medievais e modernos, as menções e descrições antigas dos fundos e dos papéis de família constituídos em arquivo e os núcleos mais antigos dos fundos de arquivos de família visivelmente reunidos enquanto tais entre o fim da Idade Média e o princípio da Modernidade e posteriormente conservados, classificados, reclassificados, reconstruídos.

O programa pretende promover o diálogo entre os investigadores universitários, os profissionais dos arquivos e do património escrito e ainda os proprietários dos arquivos privados.

As principais temáticas em estudo e as respectivas grelhas de questões encontram-se disponíveis na rúbrica “Grelha de Questões”.