ARCHIFAM

Arquivos de família na Península Ibérica (finais do século XIII – início do século XVII)

Seguindo uma tradição clássica, as numerosas monografias familiares tendem a apoiar-se sobre arquivos ora dispersos (até mesmo em  registos dos notários), ora constituídos em fundos ditos “arquivos de família” ou arquivos privados, familiares. Contudo, a constituição e a conservação destes arquivos raramente são tidas em consideração, surgindo, na melhor das hipóteses, na apresentação das fontes utilizadas para reconstituir a história da família ou no contexto dos depósitos de arquivo, onde são tratadas de forma técnica pelos arquivistas responsáveis pela classificação dos fundos.

O programa « Arquivos de família na Península Ibérica (finais do século XIII – início do século XVII) », que se estende das margens Pirenaicas a Portugal, propõe estudar o processo de constituição dos documentos em arquivo, nomeadamente aqueles relativos à história, aos direitos e à memória das famílias nobres e aristocráticas e ainda, se as fontes assim o permitirem, das famílias mercantis ou mesmo camponesas. O seu objectivo não passa, portanto, por reconstituir a história das famílias a partir dos arquivos nem por escrever apenas a história desses mesmos arquivos. Passa, antes, por sublinhar as complexas relações que se estabelecem entre os arquivos e as famílias no momento da génese destes fundos documentais e que se prolongam pelas décadas e séculos seguintes, concedendo aos arquivos de família um estatuto e um papel específicos na construção das histórias, das identidades e das memórias familiares.

Com uma duração de três anos (2013-2015) e inscrevendo-se num dos campos de investigação do contrato quinquenal da École des hautes études hispaniques et ibériques (“Écrits, archives, récits”), este programa é apoiado pela École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), pela equipa Identités Territoires Expressions Mobilités (ITEM EA 3002, Universidade de Pau et des Pays de l'Adour), pelos grupos de investigação “Sociedad, poder y cultura en el País Vasco (siglos XIV y XV)” e “Elites, redes, monarquía” (Universidade do Pais Basco, Vitória), por J. M. Lacarra (Universidade Pública de Navarra, Pamplona), pelo Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa) e pelo Centro de História de Além Mar (Universidade Nova de Lisboa).